PROFESSORES
  • Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

Conheça também:

BABAYA

 

Cantora e professora de técnica vocal, Babaya ensina música e técnicas de canto há mais de 40 anos, no Brasil e no exterior.

 

Iniciou os estudos musicais ainda muito jovem, em sua cidade natal, aliando desde cedo aprendizado e ensinamento. Com apenas oito anos, era responsável por ensinar as crianças mais novas da pré-escola letras e melodias de músicas populares. O que lhe rendeu, naquela época, o apelido carinhoso de “professora de canto”. Em Cássia, sua cidade natal, cantou em grupos de serestas, corais e bandas de baile.

 

Em Belo Horizonte, na década de 70, iniciou formalmente seus estudos de canto e teoria da música, junto com sua carreira como cantora de música popular. Estudou na Fundação Clóvis Salgado e participou de diversos cursos com os professores mais respeitados da cidade. Já nos anos 80, foi professora de técnica vocal na "Música de Minas Escola Livre", escola liderada por Milton Nascimento, Wagner Tiso, Márcio Ferreira e Claudio Rocha. Seu primeiro núcleo de ensino foi fundado em 1990, com a foniatra Dra. Regina Lopes Maciel, o "Voz Ativa - Núcleo de Tratamento e Aprimoramento da Voz". Ambas as experiências estão diretamente ligadas com o desenvolvimento dos pilares das suas técnicas de ensino: os cuidados com a saúde da voz e a liberdade expressiva do canto popular.

 

Em 1992, fundou a “BABAYA ESCOLA DE CANTO”, primeira escola de Minas Gerais voltada exclusivamente para o aprimoramento da voz no canto popular. Nesta época, teve também suas primeiras experiências de trabalho sobre o uso da voz e do canto nas artes cênicas. Um trabalho que desenvolve até hoje com atores, diretores e companhias em todo o Brasil.

 

A Escola, além de contribuir com a formação de cantores profissionais e amadores, teve também outros resultados muito importantes. A formação e profissionalização de vários professores de técnica vocal, que seguiram carreiras muito bem sucedidas, criando novos espaços e ampliando estudos na área. A formalização do “Grupo de Estudos da Voz”, que uniu professores de canto com outros profissionais da área da saúde (fonoaudiólogos e médicos) para troca de experiências, conhecimentos e pesquisas. E a realização de vários espetáculos e shows que contribuíram para a agenda cultural da cidade.

 

Em todos esses anos, foram inúmeras pessoas que passaram pela Escola e construíram sua história de amor pela música. Alunos, professores, pesquisadores e plateias, todos abraçados por uma ideia muito simples: cantar e ser feliz!

 

Este, que sempre foi o mote da Escola, há de ser o maior significado do aprendizado que temos com Babaya, o prazer libertador que a música nos dá!

 

Junto ao desenvolvimento da Escola, Babaya foi também uma das fundadoras da “Bituca Universidade da Música”, em Barbacena, e implantou o “Curso de Canto Popular” na UFMG, como professora visitante. Realizou, no mesmo período, diversos projetos de circulação de música e arte-educação através de oficinas, palestras e festivais em cidades por todo o Brasil.

 

Como cantora, gravou os CDs: “Babaya - de Vida e Canções” e “Velho Chico” (com Anthonio e Marcus Vianna), além de participações em outros projetos fonográficos e shows com grandes parceiros de sua trajetória musical. Realizou também apresentações solo e alguns projetos especiais, dentre eles, os shows “Singelo e Simples” (com Nestor Santanna) e “Formosas” (com Lu e Celinha Braga).

 

Em 2011, a escola passa a se chamar “BABAYA CASA DE CANTO” e, em 2014, começa a funcionar em novo endereço. Abrem-se novas perspectivas, novas ideias e novos projetos na busca por renovação e crescimento. Mas sem perder, é claro, seu maior objetivo e compromisso com a arte: o prazer de cantar e ser feliz.

 

BABAYA CASA DE CANTO

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon